03/05/2024 10h53

Escola do Futuro em Cariacica promove oficina sobre jornalismo e democracia

Objetivo foi promover reflexão sobre importância do jornalismo para fortalecimento da democracia.

Estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Hunney Everest Piovesan, Escola do Futuro localizada em Cariacica, participaram, na última semana, de uma oficina sobre jornalismo e democracia, realizada durante as aulas de Língua Portuguesa, sob a orientação do professor Allan Costa Stein. O objetivo da atividade foi promover uma reflexão sobre a importância do jornalismo para o fortalecimento da democracia, além de discutir aspectos básicos do discurso jornalístico, como as noções de objetividade e imparcialidade.

Os alunos se engajaram na produção de notícias e reportagens de interesse da própria comunidade escolar. Nos textos foram abordadas temáticas variadas, como jogos de interclasse, segurança nas escolas, combate ao uso de drogas, obras de climatização e assédio sexual. Depois de definir as pautas, os grupos de trabalho pesquisaram sobre os temas escolhidos e realizaram um trabalho de investigação e apuração das informações. Em seguida, eles produziram textos que foram submetidos à edição para posterior publicação nas redes sociais da escola.

“A produção de notícias e reportagens pode contribuir para o aprendizado dos estudantes de diferentes maneiras. Além de desenvolver a habilidade de pesquisa, os trabalhos viabilizam a melhoria da escrita e da comunicação oral, promovem a consciência cívica e a responsabilidade social, estimulando o trabalho em equipe, bem como o pensamento crítico e a análise de informações”, destacou o professor Allan Stein.

O aluno Lucca Pena Sgrancio, que participou da oficina e ajudou a produzir uma reportagem sobre a importância do combate às drogas nas escolas, se diz satisfeito com o resultado e afirma que a fase de edição dos textos o ajudou a adquirir novas habilidades digitais, que estão sendo usadas em outros trabalhos. “As entrevistas foram produtivas, em especial porque permitiram “saber o ponto de vista dos professores e coordenadores sobre assuntos pouco discutidos em sala de aula e avaliar esses pontos de vista”, comentou.

A estudante Ana Clara Guimarães Barbosa, cujo grupo de trabalho abordou as obras de climatização que estão em vigor na escola, também falou sobre a ação. “Foi uma experiência interessante, pois permitiu entender melhor como as informações são apresentadas e como diferentes perspectivas podem influenciar na narrativa”, disse.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br