03/04/2024 13h32

Escola do Futuro em Vila Velha realiza projeto sobre desafios da mulher na sociedade

Projeto buscou promover a reflexão e entendimento sobre questões relacionadas à diversidade de gênero e ao papel da mulher na sociedade contemporânea.

Na última semana de março, a Escola do Futuro Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizada em Vila Velha, durante as aulas de Sociologia da 1ª série do Ensino Médio, realizou o projeto "Desafios da mulher na Contemporaneidade". A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão e o entendimento sobre questões relacionadas à diversidade de gênero e ao papel da mulher na sociedade contemporânea.

Idealizada pela professora Cristiani Andrade de Oliveira Favoretti, a atividade teve como objetivo principal estimular o pensamento analítico e crítico dos estudantes, por meio de estudos de casos reais. Os alunos foram expostos a diferentes problemas enfrentados pelas mulheres na sociedade, com a oportunidade de analisá-los, discuti-los e propor possíveis soluções.

No desenvolvimento do projeto, os estudantes realizaram pesquisas sobre o tema, utilizando como suporte a poesia contestatória contemporânea e campanhas publicitárias contra o feminicídio. Em grupos, eles discutiram os dilemas enfrentados pelas mulheres, assumindo uma postura ativa e de protagonismo ao elaborar e apresentar material gráfico no Canva, contendo os principais desafios enfrentados pelas mulheres na contemporaneidade, bem como propostas de solução para essas questões.

Todo o material produzido pelos estudantes foi compartilhado com a turma, por meio da plataforma Padlet. A atividade proporcionou um momento de troca de experiências, com histórias de superação e a discussão de paradigmas a serem superados.

Para Luísa Storck, aluna da primeira série do Ensino Médio, o projeto foi de extrema importância, pois trouxe à tona debates sobre temas muitas vezes silenciados pela sociedade ou negligenciados. Além disso, a estudante destacou que o projeto possibilitou a conscientização dos estudantes, incentivando-os a buscar seus direitos e a promover mudanças na sociedade.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida em um conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br