14/05/2024 13h38

Escola em Cariacica realiza júri simulado para reforçar aprendizado em Biologia

Nesse método, os alunos são apresentados a um problema complexo e realista que requer investigação, análise e resolução.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Rodrigues Coutinho, localizada em Cariacica, participaram, na última semana, de um júri simulado na disciplina de Biologia, com o objetivo de reforçar o aprendizado das Teorias da Evolução. Foram abordadas as Teorias Evolucionistas de Lamarck, como a lei do uso e desuso e a herança dos caracteres adquiridos, e o Darwinismo, com a teoria da evolução biológica por seleção natural.

De acordo com a professora de Biologia Sandra Ciriaco de Cristo, responsável pela atividade, o júri simulado se encaixa na metodologia ativa conhecida como "aprendizagem baseada em problemas" (PBL - Problem-Based Learning). Nesse método, os alunos são apresentados a um problema complexo e realista que requer investigação, análise e resolução.

No caso do júri simulado, os alunos assumem papéis específicos, como advogados de defesa ou promotores, e trabalham em equipe para pesquisar, argumentar e apresentar seus casos perante um júri. Essa abordagem pretende promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, colaboração, comunicação e resolução de problemas.

“A metodologia foi utilizada para abordar o tema Teorias da Evolução e a dicotomia teórica entre Darwinismo e Lamarckismo, apresentados em sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa prévia deu base tanto para a defesa quanto para a acusação, dentro do julgamento, contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico dos alunos, por meio da busca de novas informações sobre o tema abordado, na busca do mérito ao final do julgamento”, afirmou a professora.

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