30/04/2024 16h22

Escola em Dores do Rio Preto promove semana de atividades em alusão ao Dia Nacional da Libras

Ação teve como objetivo conscientizar e valorizar a acessibilidade comunicacional, bem como efetivar abordagens inclusivas na rotina diária das aulas de língua materna.


Em celebração ao Dia Nacional da Libras, que ocorreu no último dia 24 de abril, os estudantes do 7° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São José, localizada em Dores do Rio Preto, participaram de uma semana totalmente dedicada às atividades inclusivas nas aulas de Língua Portuguesa. Idealizada pela professora Joane Caetano, a ação teve como objetivo conscientizar e valorizar a acessibilidade comunicacional, bem como efetivar abordagens inclusivas na rotina diária das aulas de língua materna.

A programação semanal contou com a produção de um vídeo, no estilo “TikTok”, roteirizado previamente com os alunos, inspirado na trend “Proibido Mochila” e adaptado para “Permitido Libras”, proposta a partir da qual os alunos só poderiam adentrar à sala mediante o uso de algum sinal em Libras.

Também foi confeccionado um dicionário ilustrado de Português em Libras sobre termos técnicos relacionados aos gêneros jornalísticos carta de leitor e notícia. Os educandos puderam ainda assistir ao primeiro desenho animado em Libras no YouTube, intitulado “Min e as mãozinhas”, de Paulo Henrique dos Santos (2018).

A intérprete de Libras Renata dos Santos Gripp Amaral, que acompanha os alunos na turma, destacou que se sente grata pela oportunidade de ter participado das atividades em alusão ao Dia Nacional da Libras e avaliou positivamente a abordagem utilizada. “Didática e prática. Foi incrível ver o entusiasmo da turma nas aulas e o empenho em proporcionar o conhecimento e a inclusão”, disse.


Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI