Escola em Tempo Integral de Vitória trabalha com metodologia que promove a construção coletiva
Para a atividade, a professora utilizou a metodologia da tertúlia literária.
A Escola em Tempo Integral Fernando Duarte Rabelo, de Vitória, trabalhou com os alunos da 2ª série do Ensino Médio a leitura literária. A atividade fez parte da disciplina de Sociologia, e teve como tema “Capitalismo”, utilizando a metodologia da tertúlia dialógica.
Para dialogar com os estudantes sobre o capitalismo, a professora utilizou o poema de Vinicius de Moraes, intitulado "Operário em Construção", produzido no ano de 1959, época em que o Modernismo Brasileiro trazia suas produções de cunho social.
A professora responsável pela atividade, Izabella Guimarães, explicou que a metodologia “é o encontro de pessoas para dialogar, com o objetivo de promover a construção coletiva de significado, além da aproximação com a cultura clássica universal e o conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo”, disse.
Mayara Candido é diretora da unidade escolar e está sempre atenta às propostas dos professores. Relatou que a tertúlia favorece a troca direta entre todos os participantes, sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. “Essas relações igualitárias envolvem a solidariedade, o respeito, a confiança, o apoio, em vez da imposição”, comentou.
“As práticas de leitura dialógica aumentam o vocabulário, melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão da leitura, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na superação de desigualdades”, afirmou a diretora.
Texto: Soraia Camata
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