28/03/2019 11h45

Escola em Tempo Integral de Vitória trabalha com metodologia que promove a construção coletiva

Para a atividade, a professora utilizou a metodologia da tertúlia literária.

A Escola em Tempo Integral Fernando Duarte Rabelo, de Vitória, trabalhou com os alunos da 2ª série do Ensino Médio a leitura literária. A atividade fez parte da disciplina de Sociologia, e teve como tema “Capitalismo”, utilizando a metodologia da tertúlia dialógica.

Para dialogar com os estudantes sobre o capitalismo, a professora utilizou o poema de Vinicius de Moraes, intitulado "Operário em Construção", produzido no ano de 1959, época em que o Modernismo Brasileiro trazia suas produções de cunho social.

A professora responsável pela atividade, Izabella Guimarães, explicou que a metodologia “é o encontro de pessoas para dialogar, com o objetivo de promover a construção coletiva de significado, além da aproximação com a cultura clássica universal e o conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo”, disse.

Mayara Candido é diretora da unidade escolar e está sempre atenta às propostas dos professores. Relatou que a tertúlia favorece a troca direta entre todos os participantes, sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. “Essas relações igualitárias envolvem a solidariedade, o respeito, a confiança, o apoio, em vez da imposição”, comentou.

“As práticas de leitura dialógica aumentam o vocabulário, melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão da leitura, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na superação de desigualdades”, afirmou a diretora.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI