03/12/2024 10h31

Escolas da Rede promovem feiras de negócios

Diversas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, como atividade de finalização do ano letivo, têm realizado Feiras de Negócios com o intuito de capacitar os estudantes, estimulando o aprendizado prático de empreendedorismo.

Entre as ações realizadas, destaca-se a promoção de uma oficina de qualificação desenvolvida, na última quinta-feira (28), pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, localizada em Divino São Lourenço. A iniciativa buscou exemplificar como, com a ajuda do planejamento, os produtos da agricultura familiar são beneficiados.

O professor do Projeto Integrado de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat), Alex Figueiredo, frisou que a ação, além de expandir a renda familiar, valoriza a cultura local da produção de artesanato, horticultura, cafés artesanais e laticínios.

“Priorizamos o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos alunos em uma ação que integra o aprendizado acadêmico à prática cotidiana e aos desafios do mercado, preparando nossos jovens para o futuro com confiança, inovação e trabalho em equipe”, afirmou o professor Alex Figueiredo.

Já na EEEFM Waldemiro Hemerly, localizada no município de Rio Novo do Sul, os alunos promoveram, entre os dias 19 e 22 de novembro, a Semana do Empreendedorismo. O evento, além de oficinas e rodas de conversa sobre planejamento de negócios, promoveu um espaço onde os alunos puderam vender o material produzido, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como técnicas de precificação de produtos e produção em escala.

Segundo a professora de Matemática Financeira, Wandressa Sório, o diferencial dessa ação foi a conexão direta com a realidade local e a sustentabilidade, uma vez que os alunos interagiram com empreendedores da cidade e puderam aplicar conceitos teóricos, como planejamento financeiro, controle de custos e cálculo de lucros, em um cenário real de mercado.

“Ao longo da atividade, os estudantes não só aprenderam a planejar, produzir e comercializar produtos, mas também a desenvolver habilidades fundamentais, como gestão financeira, criatividade e trabalho em equipe”, explicou a professora Wandressa Sório.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.b

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI