27/05/2024 14h41

Estudantes da Serra produzem podcast sobre temas do Enem

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clóvis Borges Miguel, localizada no município da Serra, desenvolveu com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o projeto “PodLetrus CBM”, com foco nos temas de redação que serão desenvolvidos com apoio da Plataforma de Correção de Texto ‘Letrus’.  O projeto, que dialoga diretamente com itinerário formativo da unidade ‘Mídias Digitais’, colabora para a produção de redação não só dos estudantes da escola, mas também de toda a Rede Estadual de ensino.

O PodLetrus CBM, produzido sob orientação da professora Lívia Zocateli, está disponível no Spotfy e, até o momento, foram produzidos seis episódios sobre diferentes temas cotados para o Enem – 2024. “Os estudantes do itinerário de mídias já haviam tido contato com o gênero podcast na segunda série do Ensino Médio. O projeto PodLetrus surgiu da percepção de que muitos estudantes sentem dificuldade de desenvolver suas ideias com clareza no ato da produção textual. Compreendendo que o debate oral engloba mecanismos argumentativos semelhantes aos da produção escrita, foi proposta a produção do podcast temático”, afirmou a professora.

Confira AQUI

A ampliação da Plataforma Letrus

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) aposta em práticas de eficácia para um ensino-aprendizagem inovador, como acontece na escola Clóvis Borges Miguel. Diante disso, a Sedu realizará a expansão da Plataforma de Correção de Textos – Letrus, a partir do segundo trimestre deste ano, para incluir, também, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, ampliando significativamente o escopo de seu impacto.

“Os estudantes da Rede Estadual obtiveram excelentes resultados nas provas de redação do Enem nos últimos anos. Assim, o contato com o texto dissertativo-argumentativo, com o apoio da Plataforma, desde o início do Ensino Médio tende a promover habilidades fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa demanda antiga das Superintendências Regionais de Educação (SRE’s), desta forma, a nossa equipe tem trabalhado para que a ampliação ocorra de maneira orgânica ao currículo priorizado”, afirmou a subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, Jacqueline Caminoti.

A Letrus é uma plataforma de correção de redações, cujos benefícios vão além do desenvolvimento de competências escritas. Promove a autoconfiança dos estudantes, oferecendo feedbacks personalizados que os auxiliam a identificar e corrigir as lacunas nos textos, além de incentivá-los a praticar a produção textual.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br