11/06/2024 11h46

Estudantes da Serra utilizam inteligência artificial para ‘dar voz’ a grandes mulheres da História

A atividade teve como objetivo difundir o protagonismo feminino ao longo das décadas, destacando suas grandes contribuições nas diversas áreas do conhecimento.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, Escola do Futuro localizada no município da Serra, desenvolveu, durante as aulas de Geografia, o projeto “Mulheres fantásticas no Processo de Globalização: produção de trabalhos audiovisuais e o uso da inteligência artificial - IA” utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Orientada pela professora Cristiane Nágime Cordeiro, a atividade teve como objetivo difundir o protagonismo feminino ao longo das décadas, destacando suas grandes contribuições nas diversas áreas do conhecimento, como cultura, esporte, ciências e política. O projeto propôs também apresentar aos alunos o universo da Inteligência Artificial, explorando de forma consciente suas funcionalidades, buscando incentivar a criatividade e a inovação na produção de trabalhos escolares.

Inicialmente, a professora apresentou aos educandos o documentário “Mulheres Fantásticas”, com o intuito de aflorar a criatividade dos estudantes e elencar nomes de personalidades femininas que trouxeram grandes contribuições para o mundo atual nas diversas áreas do conhecimento. Logo após, os estudantes se organizaram em pares e realizaram pesquisas biográficas de cada uma das personalidades escolhidas, de forma a elaborar um material visual utilizando a “voz da Inteligência Artificial, IA”.

“Em questão de aprendizagem eu achei muito interessante porque nunca estudei esse tema sobre mulheres guerreiras e suas grandes contribuições para o mundo de hoje, a importância de cada mulher dentro da sua área para a construção do mundo atual. Vejo que hoje as mulheres da comunidade aqui de Feu Rosa podem usar a referência dessas mulheres para a transformação da sociedade que queremos”, relatou a estudante Bruna dos Santos Pereira.

Clique nos nomes abaixo e confira alguns dos trabalhos produzidos:

IVONE LARA

DANDARA DOS PALMARES 

MARIA QUITÉRIA | PRINCESA ISABEL | HEDY LAMAR 

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI