Estudantes de Cariacica praticam meditação para aumentar rendimento e diminuir sintomas de ansiedade
As sessões de meditação acontecem antes do início das aulas e buscam, além de reduzir os quadros de ansiedade, ampliar a atenção e o foco dos alunos.
Buscando reduzir os quadros ligados à ansiedade e ampliar a atenção e o foco dos alunos em sala de aula, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro, localizada em Cariacica, realiza, antes do início das aulas, sessões de meditação com os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio.
O professor de Sociologia Antonio Denadai Neto, idealizador da atividade, destacou que a meditação auxilia os educandos na prevenção da ansiedade, de tensões e de inseguranças, garantindo uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, no ensino-aprendizado.
Ainda segundo o professor, também foi desenvolvida uma rede de ajuda psicoemocional. Os estudantes, no decorrer do projeto, tornaram-se também formadores. Dessa forma, acrescentou o docente, eles replicam o conhecimento aprendido em momentos de aula e em questões pessoais, fomentando um melhor conhecimento de si e obtendo resiliência.
“Do primeiro trimestre até o presente momento, percebi, após a prática constante do Mindfullness, uma melhora significativa ligadas ao sociointelecto e afetivo dos estudantes. Os debates em sala e o rendimento na problematização dos objetos de conhecimento tornaram-se direcionados. Sem contar em uma melhora na autoestima e no autocuidado após o início das práticas meditativas”, ressaltou Antonio Denadai Neto.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707