Estudantes de Colatina utilizam ferramentas tecnológicas para catalogar e estudar o mercado de rochas ornamentais no Estado
A disciplina eletiva apresentará como produto final um acervo de rochas existentes no Espírito Santo.
Ao longo deste mês, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada em Colatina, participaram da disciplina eletiva de Geologia denominada “Odisseia Geológica: uma jornada através das rochas”. As atividades objetivaram a ampliação do entendimento de conceitos da Geografia Física e a utilização dos saberes para interpretação e identificação de recursos minerais do solo espírito-santense.
Com a participação de um geólogo convidado, os alunos analisaram e identificaram, na nessa segunda-feira (24), rochas e minerais com o uso do aplicativo Rock Identifier e desenvolveram um seminário sobre o potencial socioeconômico do ramo de rochas ornamentais no Estado. A disciplina eletiva apresentará como produto final um acervo de rochas existentes no Espírito Santo, catalogadas com uso de ferramentas tecnológicas e com armazenamento em nuvem, QR Code e aplicativos de identificação de rochas.
De acordo com o professor José Augusto Pires da Luz, trazer a Geologia para dentro da escola é imprescindível para o ensino da Geografia, da mesma forma que nos ensinam sobre a história do nosso planeta. “Além disso há a compreensão das perspectivas e desafios do segmento das rochas ornamentais no Espírito Santo”, afirmou.
E para o professor Victor Hugo Gastaldi, as rochas e minerais impulsionam a indústria da mineração, fornecendo matérias-primas essenciais para a economia global. “Logo, compreender a geologia da riqueza é fundamental para garantir uma mineração sustentável e responsável”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707