Estudantes de Conceição do Castelo utilizam recurso tecnológico para criação de HQs
Os objetivos da atividade foram proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da leitura, da expressão escrita e oral, e da estruturação de narrativas.
Os estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizada no município de Conceição do Castelo, que faz parte do Programa Escola do Futuro, participaram, durante as aulas de Língua Portuguesa, de uma sequência de atividades envolvendo história em quadrinhos (HQs) e utilizaram o programa HagáQuê.
Os objetivos da atividade foram proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da leitura, da expressão escrita e oral, bem como da estruturação de narrativas, desenvolvendo habilidades de exploração, experimentação e criação, estimulando a criatividade e o protagonismo juvenil.
A proposta de trabalho com o programa HagáQuê foi realizada sob a orientação da professora Dauciane Vargas Oliveira. Por meio desse recurso tecnológico, os estudantes puderam dar vida às suas narrativas e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre História em Quadrinhos.
“Para mim, foi gratificante ver o engajamento dos estudantes na realização da proposta. Percebi que eles se sentiram motivados na utilização do programa, devido à liberdade criativa proporcionada pela ferramenta, num ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante”, comentou a professora Dauciane Vargas Oliveira.
O estudante Taylor Dela Costa Campos pontuou que foi a primeira vez que criou uma história em quadrinhos inédita e ficou bastante empolgado. “O programa HagáQuê abriu possibilidades para a criatividade e me deu inspiração, pois oferecia cenários e personagens que podiam ser escolhidos. Além disso, facilitou a construção, pois permitia editar o texto e os balões, oportunizando a construção e a reconstrução até alcançarmos o resultado desejado”, disse o discente.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida em um conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707