06/06/2024 16h09

Estudantes de Domingos Martins trocam cartas com alunos de escola municipal

Atividade teve o objetivo de estimular o uso de recursos não tecnológicos como forma de comunicação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, realizou um projeto de intercâmbio de cartas entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio da instituição de ensino e as turmas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Isabel, também em Domingos Martins. A atividade teve o objetivo de estimular o uso de recursos não tecnológicos como forma de comunicação.

As cartas foram feitas no estilo perguntas e respostas, nas quais os educandos puderam sanar as dúvidas a respeito do Ensino Médio e compartilhar suas experiências pessoais. Por estarem prestes a enfrentar uma nova fase na vida acadêmica, o trabalho, desenvolvido pela professora Sabrina Germânia Braga Leonel Alves, buscou incentivar os estudantes do Ensino Fundamental da escola municipal a perguntarem às turmas do Ensino Médio algumas curiosidades sobre as disciplinas, os itinerários e horários de aulas.

Segundo a professora Sabrina Alves, o projeto resgatou a escrita de cartas, que quase não são mais utilizadas atualmente, e, ao mesmo tempo, ajudou os alunos a esclarecer muitas dúvidas sobre o novo Ensino Médio e como será a próxima etapa da vida deles com a mudança de escola.

“O trabalho foi bem interessante, até porque prepara a gente para uma etapa completamente nova que ninguém sabe como vai ser e creio que o trabalho deu pelo menos uma visão do que esperar”, relatou Clara Franco, estudante do 9º ano da EMEF Santa Isabel.

A etapa seguinte de escrita e respostas de cartas foi fazer a integração das turmas envolvidas. O encontro aconteceu na última quinta-feira (30). Os estudantes da Escola Santa Isabel visitaram a Escola Teófilo Paulino para conhecerem pessoalmente seus correspondentes.

‘Organizamos tudo com muito cuidado, desde o planejamento do projeto e o estabelecimento dos objetivos da escrita das cartas até o momento da visita para eles se conhecerem. Organizamos também com nossos jovens protagonistas o acolhimento dos estudantes de Santa Isabel, no dia da visita. O resgate da escrita de próprio punho foi muito interessante para uma geração de jovens que usam a tecnologia quase que cotidianamente”, disse a coordenadora pedagógica Bernadete Poeys.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br