02/10/2024 11h17

Estudantes de Santa Maria de Jetibá participam do 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

Alunos do curso técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, participaram, na última quarta-feira (25), do 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. A iniciativa visou ao aprendizado interdisciplinar, conectando teoria e prática nas áreas de Introdução ao Agronegócio e Administração Rural.

Durante o evento, os estudantes participaram de palestras com profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), além de interagir diretamente com agricultores locais. Entre os temas abordados, destacam-se: a produção orgânica de uvas e café, avicultura caipira e a implementação de agroflorestas.

A professora responsável pela atividade, Luciene Laurett, frisou que a troca de conhecimentos permitiu aos alunos compreender o impacto das práticas sustentáveis no agronegócio, reforçando a importância de estratégias agroecológicas diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, além de promover uma visão ampla sobre o futuro no mercado de trabalho.

“A participação no seminário foi uma oportunidade única para nossos alunos entenderem na prática a importância da agroecologia e das práticas sustentáveis no agronegócio”, disse Luciene Laurett.

Após as palestras, os alunos visitaram a exposição "Primatas da Mata Atlântica", no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), que apresenta a rica biodiversidade da região e destaca a importância da conservação ambiental.

“Essa experiência não apenas ampliou os conhecimentos técnicos dos estudantes, mas também proporcionou uma reflexão profunda sobre a necessidade de práticas mais conscientes e sustentáveis no agronegócio, conectando-os diretamente com as questões ambientais e produtivas que moldam o setor atualmente”, destacou a professora.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br