Estudantes de Serra desenvolvem suporte de tablet em impressora 3D
O projeto teve o objetivo de auxiliar e facilitar o aprendizado de alunos com baixa visão.
Com o objetivo de auxiliar e facilitar o aprendizado de alunos com baixa visão, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, desenvolveram suportes para tablets, por meio de impressora 3D e softwares/fatiadores. Desenvolvendo o protagonismo estudantil, o trabalho trouxe a mescla entre pesquisa e a prática relacionada ao uso das tecnologias digitais.
Orientados pela professora de Matemática Lourhania Ferreira Bittencourt, os alunos Kauã Pereira Xavier e Gustavo Silva descobriram como utilizar a tecnologia presente na escola de forma a promover uma melhora na aprendizagem de estudantes, como Davi Silva Prado e Heklys Henrke dos Santos, ambos com baixa visão. Foram realizadas pesquisas dos modelos de suporte existentes para a criação do design, utilizando o software de modelagem 3D Tinkercad.
“Nós, alunos, geralmente quase não reparamos na necessidade dos outros, mas atividades e projetos como este abrem nossa visão crítica e precisa da realidade. Vivi isso ao decorrer do projeto e me sinto honrado de usar a tecnologia oferecida para ajudar o próximo”, relatou o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Kauã Pereira Xavier.
Davi Silva Prado, um dos contemplados com os suportes, afirma que os equipamentos vão auxiliar no dia a dia dele na escola. “Há muito tempo eu já tinha esse problema e agora eu não preciso aproximar tanto o rosto do caderno para enxergar o que estou escrevendo. Também vai me ajudar muito com minha própria letra, fazer com que fique melhor”, disse o aluno.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707