Governo do Estado anuncia expansão Projeto Agente de Integração Escolar
A Rede Estadual de ensino passa a contar com 257 profissionais que atuam para reduzir a evasão escolar por meio do Projeto Agente de Integração Escolar, da Secretaria da Educação (Sedu). Uma live, exibida no canal oficial da Sedu no Youtube, nessa quinta-feira (09), promoveu uma roda de conversa sobre a importância do papel do projeto na promoção da Busca Ativa Escolar, no apoio pedagógico e na melhoria do ambiente educacional, bem como na expansão do projeto.
Participaram da Live, o subsecretário de Planejamento da Sedu, Marcelo Lema; o secretário de Estado da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; a gerente de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar da Sedu, Rosângela Vargas e outros profissionais que contribuíram para essa reflexão durante uma roda de conversa.
Por meio de um vídeo, o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que o Projeto Agente de Integração Escolar é um trabalho fundamental para a Educação capixaba. “Já tivemos experiências com esse projeto em algumas escolas, que produziram resultados muito efetivos. Podermos fazer a Busca Ativa e acompanhar o desempenho do aluno é muito importante. O que nós queremos é que ninguém fique para trás. Queremos que todos estejam na escola, na idade certa. Queremos que as pessoas tenham na Educação a chance de avançar na vida. Vamos juntos transformar a Educação capixaba”, afirmou.
O secretário de Estado da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou que o Agente de Integração é uma estratégia do Governo do Estado, com objetivo de reduzir a evasão escolar. “Esse apoio é uma forma de gerar oportunidades na permanência desse jovem na escola para contribuir, certamente, na formação e geração de oportunidades. Então, é um projeto importante que integra um conjunto de ações de governo, por meio do Programa Estado Presente”, disse.
O subsecretário Marcelo Lema afirmou que o Agente de Integração compõe, agora, a equipe escolar, mas em uma perspectiva de estratégia pedagógica e social para cuidar dos estudantes de maior vulnerabilidade, que são acometidos na situação de evasão escolar por diversas necessidades. “Percebemos em nossa estrutura que necessitávamos de uma pessoa que pudesse extrapolar os muros da escola. A nossa atribuição enquanto Secretaria da Educação, enquanto escola, vai na tentativa desse contato, utilizando diversas ferramentas. Entendemos, portanto, que o Agente de Integração é essencial nesse trabalho”, destacou Marcelo Lema.
A gerente da Sedu, Rosângela Vargas, enfatizou a importância desse momento de diálogo sobre a política de acesso e permanência do estudante. “O Projeto Agente de Integração Escolar tem trazido resultados extraordinários nas escolas da Rede Estadual de ensino”, pontuou.
A programação da Live contou com uma Roda de Conversa com diversos profissionais da área: a representante do Unicef, Daniella Rocha; a coordenadora de Infância e Juventude da Defensoria Pública, Adriana Peres Marques dos Santos; a representante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Agenor de Souza Lé; Mariza Barros Ribeiro da Vitória, e a Agente de Integração Escolar, Alda Dias dos Santos Rodrigues.
Agente de Integração Escolar
O Projeto de Integração Escolar consiste na reunião de esforços para aumentar o sucesso escolar dos estudantes, por meio da ampliação das taxas de aprovação e da diminuição das taxas de evasão e repetência dos estudantes, com foco na melhoria da aprendizagem e, consequentemente, na possibilidade de reduzir vulnerabilidades. Para isso, os articuladores, os agentes de Integração Escolar atuam com o propósito de contribuírem no processo de sucesso escolar do estudante, por meio do acompanhamento dos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino, e na busca ativa dos que se encontram fora da escola.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707