05/06/2024 11h28

Na Semana do Meio Ambiente, estudantes de Afonso Cláudio criam obras de arte utilizando recursos da natureza e materiais reciclados

A atividade teve como objetivos sensibilizar sobre a Semana do Meio Ambiente e exercitar a criatividade dos educandos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, realizou, com os alunos do Ensino Fundamental, uma aula de Arte que buscou desenvolver projetos artísticos com materiais reciclados e recursos da natureza. Orientada pela professora de Arte Kelem Patrícia de Sá, a atividade teve como objetivos sensibilizar sobre a Semana do Meio Ambiente e exercitar a criatividade dos educandos.

Para confeccionar as obras de artes, os estudantes utilizaram sementes, folhas, flores, galhos secos, pedras e materiais reaproveitados, como retalhos, crivos de ovos, rolinhos de papel higiênico, palitos, entre outros. Os próprios alunos levaram os materiais que encontraram em suas residências e que fossem fáceis e sem custo. Já na escola, a professora apresentou sombras de insetos a serem reproduzidas com os mesmos objetos.

Segundo a professora, essa foi uma oportunidade de trabalhar a arte e o meio ambiente no contexto escolar. “A proposta foi fundamental, assim como outras que permitem a liberdade de criar da criança e do adolescente, um caminho que ainda é um desafio para o trabalho de arte na escola. O encantamento das crianças vale para que todas as aulas possam se transformar”, afirmou Kelem Patrícia de Sá.

“Eu achei muito interessante, pois aprendemos que podemos fazer arte com materiais alternativos, assim também desenvolvemos mais nossas habilidades e criatividade com objetos simples”, relatou a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Ingrid Vorpagel Kalke.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI