12/03/2019 17h47

Professor da Rede Estadual ganha concurso nacional sobre Gilberto Freyre

O professor Claudio Márcio Coelho leciona Sociologia em escola estadual na Serra.

O professor e pesquisador da Rede Estadual de Educação Cláudio Márcio Coelho foi o vencedor do 7º Concurso Nacional de Ensaios, realizado pela Fundação Gilberto Freyre. Claudio faz parte de um núcleo de pesquisas sociais e leciona Sociologia na Escola Estadual Professor João Loyola, na Serra.

O professor contou que nomeou o método científico de Freyre como ‘Método Indiciário’. “Desde 2005 eu realizo estudos sobre Gilberto Freyre para o meu mestrado e doutorado em História Social das Relações Políticas. Quando tive a oportunidade de visitar o acervo dele, em 2007, tive a honra de ter contato com sua filha e ela mesma ficou impressionada com a hipótese desse método e disse que fazia todo sentido”, explicou o professor.

A partir disso, Cláudio passou a escrever sobre a teoria como ferramenta de pesquisa social. O método indiciário é a análise e interpretação da realidade, explica Cláudio. “Como é uma minuciosa análise, o método indiciário é utilizado, hoje em dia, na área criminal e na medicina, por exemplo. Podemos dizer que Gilberto Freyre foi o pioneiro do uso nas ciências humanas e sociais”, disse.

O Concurso Nacional de Ensaios é realizado a cada dois anos e esta é a sétima edição. Participaram pesquisadores de oito estados brasileiros, além de pesquisadores da Espanha. Entre todos, Cláudio foi o vencedor com o tema "Os Sherlockismos de Gilberto Freyre: a Antecipação Metodológica Freyriana nas décadas de 1920 e 1930".

Diretor da escola em que o premiado leciona, Ramon Sant’Ana Barcellos disse que a vitória transmitiu uma mensagem positiva para a unidade. “Essa conquista trouxe uma mensagem muito significativa e positiva para a educação capixaba. Eu percebi que a nossa escola está em clima de vitória, pois mexeu com alunos e professores. Eu senti que os alunos começam a acreditar neles mesmos e está sendo um incentivo para que a pesquisa seja mais presente”, disse Ramon.

O professor Cláudio vai receber o prêmio na próxima sexta-feira (15) na Fundação Gilberto Freyre, em Recife. O premiado leva um valor em dinheiro e a publicação do ensaio pela Global Editora, que detém os direitos autorais de Gilberto Freyre.

O concurso

Promovido pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora, o concurso premia a melhor análise e interpretação da obra de Gilberto Freyre, podendo compreender as suas várias facetas intelectuais: antecipador, antropólogo, sociólogo, historiador social, escritor literário, pensador, político, tropicólogo, jornalista, conferencista e educador.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação / SEDU

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri

3636-7705 / 7706 / 7707

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI