02/01/2024 16h58

Retrospectiva 2023: estudantes participam de experiências de leitura literária em ambientes digitais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Belmiro Teixeira Pimenta, localizada na Serra, trabalhou com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a proposta didática interventiva intitulada “Rediscursivização de contos de machado de Assis em sala de aula: experiências de leitura literária em ambientes digitais”.

Sob a supervisão dos professores de Língua Portuguesa Luan Paredes e Rogério Carvalho de Holanda, entre os meses de outubro e dezembro de 2023, a atividade teve como objetivo potencializar a leitura literária dos contos do escritor brasileiro Machado de Assis e a produção discursiva em contextos de mediação tecnológica em sala de aula por meio do trabalho de rediscursivização desses contos para gêneros discursivos multimodais como Fanfic,  Fan Vid, podcast cultural, post em fanpage, vídeo-minuto e a divulgação desses conteúdos digitais no Instagram da escola.

“A atividade teve uma recepção positiva dos estudantes, não somente quanto à leitura literária de obras clássicas da literatura nacional, mas também quanto à exploração da multimodalidade da linguagem com recursos da web, em que os estudantes exercitaram a navegação on-line, compreendendo e respondendo ao processo de leitura literária no formato escrito/impresso e de produção discursiva hipertextual, hipermidiática e multissemiótica em um movimento dialógico”, disse o professor Rogério Carvalho de Holanda.

Durante as oficinas didáticas, os professores estimularam a produção de atividades de leitura literária e análise dos contos clássicos de Machado de Assis no formato escrito/impresso, além da escrita verbal, não verbal, de gênero multimodal, digital e circulação de conteúdos digitais em sala de aula.

“A apresentação e produção discursiva de gêneros discursivos multimodais, por meio de atividades didáticas, configuram-se como uma sugestão de ensino da escrita, mediado pelo uso da tecnologia em sala de aula, para professores da educação básica em aulas de língua portuguesa”, explicou o professor Luan Paredes.

Os contos machadianos “A Carteira”, “A Cartomante”, “A Igreja do Diabo”, “Um Apólogo”, “A Sereníssima República” e “Teoria do Medalhão”, escolhidos, lidos, analisados e rediscursivizados pelos estudantes numa perspectiva dialógica da linguagem foram apresentados na 1ª  Mostra de Leitura Literária e Produção Discursiva em Ambientes Digitais, realizada pela escola.

O evento foi realizado no auditório da unidade escolar, no dia 07 de dezembro de 2023, e contou com a participação do professor Doutor Luciano Novaes Vidon, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da professora Doutora Letícia Queiroz de Carvalho, do Mestrado Profissional em Letras – Profletras e do Mestrado em Humanidades, ambos do Portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

“A proposta didática desenvolvida pelos professores foi uma ferramenta capaz de despertar no estudante o prazer da leitura literária e a produção textual em ambiente virtual, utilizando as novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos”, afirmou Luciano Vidon.

Já a professora Letícia Queiroz de Carvalho destacou a importância da literatura na trajetória do estudante. “O encontro com a literatura nos faz mais sensíveis, mais espertos, mais ligados com as questões sociais, mais preocupados com o engajamento na vida pública e com o pensamento crítico”.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri