Sedu aplica testes para modernizar cardápio das escolas e atender alunos com restrições alimentares
A subgerência de alimentação escolar da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou um teste de aceitabilidade para substituir o creme de leite pelo leite de inhame nas refeições da Escola Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim. Com o sucesso da iniciativa, várias escolas já contam com a nova receita. A iniciativa tem como prioridade o valor nutricional das refeições e inclusão de alunos com restrições alimentares.
“A ideia de criar novas receitas para atender aos alunos das escolas surge das necessidades da própria rede e é uma forma de contemplar aqueles que possuem restrições alimentares. A receita do leite de inhame, por exemplo, surgiu assim. Priorizamos o valor nutricional sempre”, explicou Suelen Natali, nutricionista da Sedu.
Suelen conta que a equipe está animada com a possibilidade de novas aplicações no cardápio. “O intuito é testar novos pratos, sempre feitos de forma nutritiva, diferenciada e balanceada, tornando os pratos atrativos. Recentemente também implementamos o quibe de abóbora e a carne suína”, completou a profissional.
O objetivo da subgerência é oferecer um cardápio saudável e variado aos diversos alunos da rede estadual de ensino. A gestão da Secretaria busca cumprir esta meta através da inovação do cardápio com receitas diferenciadas.
Os cardápios da Alimentação Escolar atendem à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contemplam os preceitos básicos da nutrição, incluindo composição nutritiva satisfatória, equilíbrio entre os nutrientes e variedade de alimentos e preparações, com o intuito de evitar a monotonia alimentar e estimular a adesão à alimentação oferecida pela escola.
Texto: Mirela Marcarini
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br
3636-7705 / 7706 / 7707