14/12/2023 11h39

Sedu realiza formação do Modelo Pedagógico da Educação em Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa segunda-feira (11) e na terça-feira (12), a Formação Inicial do Modelo Pedagógico da Educação em Tempo Integral. Os convidados para a formação foram os representantes dos municípios que aderiram aos editais de 2022 e 2023 do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino em Tempo Integral (Proeti).

A formação teve como objetivo apresentar às novas escolas, os princípios, as metodologias de êxito e os componentes integradores que agregam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram momentos de muito aprendizado, em que as equipes puderam solucionar dúvidas e trocar experiências.

Para o assessor do Proeti, Gledson Figueiredo, a formação do modelo pedagógico é uma importante ação para que haja o pleno entendimento da oferta e do modelo pedagógico da Educação Integral em Tempo Integral por parte das equipes das Secretarias Municipais de Educação e das Unidades Escolares. “Esse momento reforça o compromisso da Secretaria da Educação em apoiar os municípios e estabelecer equidade na rede pública de ensino capixaba”, afirmou.

Foram reunidas as equipes do regime de colaboração das Superintendências Regionais de Educação (SRE’s) e dos municípios, além de diretores, coordenadores pedagógicos e pedagogos das escolas de 10 novos municípios que ofertarão a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental. Ao todo, já são 67 municípios que aderiram ao Proeti.

Proeti

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Além do apoio financeiro, o Governo do Estado visa também compartilhar com as secretarias municipais conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Secretaria da Educação (Sedu).

O foco é a melhoria da aprendizagem do estudante em nível estadual por meio das metodologias da Educação em Tempo Integral, bem como, estabelecer uma estratégia conjunta de expansão dessa modalidade de ensino, desenvolvendo um modelo unificado e capixaba.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri