13/05/2024 11h45

Seminário ‘Rosa de Hiroshima’ promove reflexão sobre uso consciente da energia nuclear em escola de Afonso Cláudio

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, realizou, na última quinta-feira (09), o Seminário “Rosa de Hiroshima”, durante as aulas de Química. O objetivo foi levar para os alunos uma reflexão e aprofundamento sobre o uso consciente da energia nuclear e como ela afetou o mundo de forma positiva e negativa ao longo da história da humanidade.

Inicialmente o tema foi introduzido nas aulas por meio dos filmes “Radioactive” e “Oppenheimer”, mostrando, respectivamente, a história da radiação e a criação da bomba atômica. De acordo com o professor de Química e responsável pelo projeto, Alex Almeida, a proposta do trabalho consistiu em algumas tarefas realizadas pela 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

As atividades propostas foram um júri simulado sobre o uso indevido da radiação, um coral com a apresentação da música “Rosa de Hiroshima”, juntamente com a reflexão da crítica social da canção, um cosplay, em que alguns alunos se apresentaram como Marie Curie, Pierre Curie, Robert Oppenheimer e Albert Einstein, que foram cientistas diretamente ligados à história da radiação.

Outros estudantes ficaram responsáveis pela elaboração do cenário para a culminância das apresentações, o qual era composto por maquetes da bomba atômica, de um aparelho de radioterapia e um átomo, além de um painel de imagens que mostram o lado positivo e negativo da radiação ao longo da história.

“A entrega de cada aluno foi máxima, tanto na preparação ao longo das aulas quanto na culminância da ação. Cada um realizou a tarefa com a qual tem mais aptidão e afinidade, desde o figurino e maquiagem até as interpretações da apresentação. O uso das potencialidades de cada um foi o que trouxe mais riqueza para o trabalho. Pude observar, também, que os alunos buscaram conhecimentos que foram além do currículo para dar mais consistência e propriedade às apresentações, o que me deixou ainda mais orgulhoso, pois isso potencializa o pilar ‘aprender a aprender’. Além do trabalho impecável de equipe, pondo em prática o pilar ‘aprender a conviver’, explicou o professor Alex de Almeida.

Envie sua sugestão de pauta para:
pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon