28/03/2024 16h19

Seminários Regionais de Educação reúnem equipes gestoras da Rede Estadual de Ensino

Diretores escolares, equipes gestoras das Superintendências Regionais de Educação, coordenadores pedagógicos e coordenadores administrativo e financeiro (CASF), que atuam na Rede Pública Estadual de Ensino, estiveram reunidos durante os Seminários Regionais de Gestores, promovidos pela Secretaria da Educação (Sedu). Os encontros foram realizados por Polo, nos dias 21, 26 e 27 de março, respectivamente, com as equipes das regiões sul, norte e Metropolitana do Estado.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou dos encontros e um dos pontos em destaque abordados por ele foi a comunicação como ferramenta de gestão. “Uma das principais atribuições e desafios no trabalho de gestão é de se comunicar bem na condição de gestor, especialmente estando na posição de liderança. Nós, enquanto gestores, temos o papel e o ofício de mobilizar e engajar as pessoas quanto à visão da instituição que fazemos parte”, pontuou.

O secretário Vitor de Angelo ainda enfatizou que, para que esse trabalho aconteça de forma ordenada, organizada e em rede, é fundamental que seja o mesmo trabalho, resguardadas as peculiaridades do território da escola. “Desta forma, a informação da política de educação precisa chegar igual para todos eles. Para comunicar-se minimamente bem é preciso apropriar-se daquilo que vai ser comunicado e isso é algo que é intrínseco à função de gestão”, afirmou.

Os subsecretários de Estado da Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo; de Planejamento, Marcelo Lema; de Suporte à Educação, André Melotti, e de Administração e Finanças, Mirella Christ (respondendo) participaram para dialogar sobre alinhamentos e esclarecimentos acerca de ações desenvolvidas pela Secretaria, além de abordarem temáticas importantes sobre as quais surgiram dúvidas nesse início do ano letivo.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br