12/09/2024 11h48

Superintendência de São Mateus realiza I Encontro Conectados em Tempo Integral

O evento, que aconteceu nessa terça-feira (10), foi realizado na escola Marita Motta Santos, em São Mateus.

Com o intuito de fortalecer o trabalho e a integração das equipes gestoras das escolas da Rede Estadual de Ensino com oferta de Tempo Integral, a Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus promoveu, nessa terça-feira (10), o I Encontro Conectados em Tempo Integral, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus.

Além de apresentar um caráter formativo, o encontro proporcionou aos supervisores escolares, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos financeiros e pedagogos dos municípios abarcados pela SRE São Mateus a oportunidade de diálogo e integração. Estiveram presentes o eixo gestor das escolas Edward Abreu do Nascimento, Luiza Bastos Farias, Pedro Paulo Grobério, Augusto de Oliveira, Joaquim Fonseca, Américo Silvares, Egídio Bordoni, Marita Motta, Manoel Duarte e Pio XII.

O evento foi conduzido pela diretora da escola Marita Motta Santos, Bruna Bonomo, que trouxe contribuições teóricas sobre gestão educacional, administração, secretaria, finanças e singularidades das práticas educativas do modelo pedagógico de Tempo Integral.

Os participantes foram recepcionados por um “Acolhimento do Futuro”, organizado pelos jovens protagonistas e pelo professor coordenador de inovação do Programa Escola do Futuro, Erickson Navarro. A metodologia ativa escolhida foi o Escape Room, que abordou, por meio de um jogo de desafios, a base conceitual da oferta de tempo integral, estimulando o trabalho em equipe, a resolução de problemas, o desenvolvimento de competências comunicativas e colaborativas e a perseverança.

Também foi desenvolvida uma oficina prática em grupos com o mapeamento de fragilidades e potencialidades da oferta de Tempo Integral na Regional e as expectativas para a expansão do modelo pedagógico no ano de 2025.

“Estamos felizes por dar início a uma agenda específica para as escolas com oferta de Tempo Integral. Acreditamos que, dessa forma, a SRE poderá construir junto aos seus gestores estratégias de fortalecimento dessa importante política pública, cuja oferta será ampliada a partir de 2025. Saímos com o sentimento de gratidão pelas contribuições que serão o ponto de partida para definição dos próximos encontros”, afirmou o Superintendente de Educação de São Mateus, Judson Cowsvosk.

Para a Assessora Pedagógica Neiva Rodrigues, “o encontro proposto foi muito relevante para dialogar sobre a importância do trabalho das equipes gestoras que atuam nas escolas de Tempo Integral tendo como premissa aprimorar os conhecimentos da educação em tempo integral, no sentido de fortalecer o trabalho das equipes para uma política educacional voltada para a ampliação de oportunidades de aprendizagens, a partir do modelo pedagógico.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br