17/05/2024 15h43

Terceira edição da formação Raízes bate recorde de inscriçõe

A formação, voltada para a educação das relações étnico-raciais, teve início em março deste ano e segue até o dia 14 de junho.

Com recorde de inscrição, mais de 5 mil pessoas interessadas, está chegando à reta final a formação “Raízes – Educação das Relações Étnico-Raciais”, que teve início em março deste ano e segue até o dia 14 de junho. Organizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), integrada à Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), a formação acontece em formato on-line e autoinstrucional.

“Ficamos muito empolgados com essa procura. Ela é um indicador da qualidade da formação, que já está na terceira edição, e sinaliza o aumento do interesse em formações continuadas na temática da Educação para as Relações Étnico-raciais, que são de extrema importância no processo de consolidação de uma rede educacional com equidade racial e antirracista.”, afirma Kelly Lima, coordenadora da Ceafro.

Segundo a gerente da Geaciq, Aline de Freitas Dias, até o momento já foram formados quase dois mil cursistas nessa edição, o que significa um grande avanço em relação a edição do ano passado, em que foram formados pouco mais de quatrocentos, dos quase mil e quinhentos inscritos. Ela chama a atenção para a importância da formação Raízes, e faz um chamamento para que mais cursistas completem o curso, o qual permanecerá disponível na plataforma até o dia 14 de junho.

A formação continuada compõe o conjunto de ações planejadas pela Secretaria de Educação para fortalecer o Programa para a Educação das Relações Étnico-Raciais (PROERER), instituído por meio do Decreto n°. 5389-R, de 09 de maio de 2023, e tem como um de seus objetivos apoiar os educadores das redes estadual e municipais no que diz respeito a conhecimentos que contribuem para o fortalecimento do cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br