02/04/2024 15h22

Tertúlia celebra Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em Baixo Guandu

Ação visa fomentar a reflexão e o diálogo sobre o assunto.

Para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que aconteceu na data de 21 de março, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Doutor José Damasceno Filho, localizada no município de Baixo Guandu, promoveu, nessa segunda-feira (1º), o projeto “As tertúlias na construção do significado”. A ação, inspirada na obra "Olhos d'água", de Conceição Evaristo, buscou fomentar a reflexão e o diálogo sobre o assunto.

Durante a realização da tertúlia, foi proporcionado o debate sobre racismo, sexismo, pobreza, violência e resistência, criando uma oportunidade para que os alunos compartilhassem algumas de suas próprias experiências, ideias e pontos de vista, enriquecendo assim a compreensão coletiva sobre os temas abordados.

Segundo o professor de Língua Portuguesa Bruno Henrique Castro de Sousa, a natureza dialogal das tertúlias promoveu não apenas a reflexão crítica sobre os assuntos discutidos, mas também fortaleceu os laços sociais entre os participantes, criando um ambiente de apoio e respeito mútuo.

“A atividade não só estimulou a reflexão e o diálogo, mas também inspirou os alunos a expandir as discussões para além da sala de aula. O sucesso do programa residiu na contribuição das tertúlias para o enriquecimento do aprendizado coletivo, o estímulo ao pensamento crítico e a promoção de um ambiente favorável à discussão construtiva e ao desenvolvimento de habilidades essenciais”, contou Sousa.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br