10/05/2024 14h00

Visita técnica ao Instituto Cultural Inhotim reforça aprendizado para alunos da EEEFM Angélica Paixão

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada em Guarapari, realizaram, nessa quinta-feira (09), uma viagem pedagógica até Brumadinho, em Minas Gerais, para uma visita técnica ao Instituto Cultural Inhotim, conhecido como o maior museu de Arte Contemporânea a céu aberto do mundo. A atividade fez parte da eletiva “Arte e o Corpo na Contemporaneidade”, ministrada pelas professoras Andressa Pinto Oliveira Del Pupo e Mariana Rodrigues de Almeida Sant’Ana.

O objetivo foi sensibilizar os estudantes acerca da importância de compreender e respeitar a arte desenvolvida no tempo atual, por meio da valorização das diferentes formas de expressão artísticas. A visita técnica permitiu aos estudantes um contato direto com vários trabalhos desenvolvidos por renomados artistas da Arte Contemporânea, que contribuíram para a compreensão de diferentes técnicas dinamizadas em sala de aula, durante os momentos da eletiva.

O grupo conheceu obras de artistas como Abdias Nascimento, Adriana Varejão, Aleksandra Mir, Amilcar de Castro, Carlos Garaicoa, Carroll Dunham, Chris Burden, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Cristina Iglesias, Dan Graham, Dominique Gonzalez-Foerster, Doris Salcedo, Doug Aitken, Edgard de Souza, Elisa Bracher, Gisela Motta e Leandro Lima, Giuseppe Penone, Hélio Oiticica, Janet Cardiff, Jarbas Lopes, John Ahearn & Rigoberto Torres, Jorge Macchi, Lucia Koch, Lygia Pape, entre outros

“A viagem a Brumadinho, com a visita técnica ao Instituto Cultural Inhotim, fomentou em todos os sujeitos envolvidos uma compreensão maior sobre as muitas formas de se produzir Arte. Foi uma experiência imersiva muito enriquecedora. Saímos de lá impactados com tantas obras atuais, com técnicas diferenciadas e reflexões consistentes sobre a contemporaneidade”, disse o pedagogo da escola, Marcio Bernardino Sirino.

A professora de Arte, Andressa Pinto Oliveira Del Pupo, também enfatizou que o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto com exposições de Arte Contemporânea. “Poder acompanhar os estudantes nessa experiência, proporcionou em mim um sentimento indescritível. Ter a oportunidade de apresentar pessoalmente, o que até ontem, poderia ser apreciado apenas nos livros e meios digitais traz uma satisfação muito grande. Uma experimentação que todos os estudantes deveriam ter a oportunidade de vivenciar”, destacou.

A aluna da 1ª série do Ensino Médio, Kamilly Siqueira Silva, ressaltou que visitar o Instituto Inhotim foi uma experiência incrível. “Adorei a oportunidade de visitar um local repleto de arte e boas energias”. Já a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Julia Borges da Vitória, também salientou a visita como uma experiência única. “O ambiente superagradável e aconchegante, fiquei encantada desde o momento que cheguei. Uma obra mais interessante que a outra, com momentos muito divertidos. Espero ir mais vezes e agradeço a todos os envolvidos", enfatizou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br