Alunos da EJA de Guaçuí visitam Ufes em jornada científica
.jpg?v=638841344797383100)
Atividade promoveu vivência universitária, experimentação científica e valorização do conhecimento como ferramenta de continuidade dos estudos.
Estudantes da 2ª e da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado no município de Guaçuí, participaram, na última terça-feira (27), de uma visita ao Campus Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A ação integrou a atividade “Aprender na Prática: Uma Jornada Científica na Ufes”.
Idealizada pela professora de Física Maryellen Salgado Monteiro, com apoio dos professores Daniel Marcelino de Souza e Alexsandro Apostólico Barradas, a iniciativa teve como objetivo apresentar o ambiente universitário aos estudantes, promover o contato com práticas acadêmicas e incentivar a continuidade dos estudos no Ensino Superior.
Durante a visita, os alunos participaram de atividades nos laboratórios de Física, observaram experimentos relacionados a atrito, velocidade, eletricidade e geração de energia, e dialogaram com pesquisadores. Os conteúdos foram trabalhados de forma prática, favorecendo a aproximação entre o currículo escolar e situações do cotidiano.
A programação incluiu também uma visita ao Museu da Vida, exposição interativa dedicada à popularização da ciência. Os estudantes acompanharam uma palestra sobre o processo de montagem das peças do acervo, com destaque para os animais empalhados — a maioria recolhidos em estradas —, e conheceram iniciativas voltadas à preservação ambiental.
A professora Maryellen Salgado Monteiro avaliou que a atividade contribuiu para ampliar as perspectivas dos estudantes. “Muitos dos nossos alunos jamais sonharam em pisar em uma universidade, e poder proporcionar essa aproximação, abrir portas e plantar sonhos é uma das experiências mais grandiosas que a educação pode nos oferecer”, afirmou a docente.
A visita buscou ampliar o repertório dos estudantes e promover o acesso a novos espaços formativos, articulando o conteúdo escolar com experiências fora da sala de aula e incentivando o desenvolvimento acadêmico no contexto da EJA.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707