04/06/2025 14h40

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim produzem jornal científico e discutem clima e cidadania

Projeto interdisciplinar da Escola Fraternidade e Luz promove protagonismo juvenil e educação ambiental crítica.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu uma atividade pedagógica interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências e Língua Portuguesa. A proposta resultou na criação do Jornal Científico Ambiental, elaborado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

O projeto, iniciado em maio de 2025, está em execução contínua e tem periodicidade mensal. A ação visa fomentar a educação ambiental crítica e dialogar com os objetivos da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O foco é promover o protagonismo juvenil por meio da produção midiática escolar voltada à conscientização sobre mudanças climáticas e à promoção da justiça ambiental.

As edições do jornal incluem reportagens, entrevistas e ilustrações com temáticas, como sustentabilidade, preservação ambiental e cidadania ecológica. A atividade proporcionou uma experiência pedagógica significativa ao integrar teoria e prática na abordagem de temas ambientais atuais e urgentes.

“A elaboração do jornal com temáticas ambientais possibilita uma formação integral dos nossos alunos, ao ampliar sua visão crítica e incentivar o engajamento com as questões ambientais contemporâneas. Ademais, esse ano o Brasil sediará a COP 30, sendo extremamente relevante discutir as questões relacionadas ao meio ambiente. Logo, a atividade incentiva o desenvolvimento de sujeitos críticos e participativos”, afirmou a professora de Ciências e uma das responsáveis pela ação, Kelly Pinheiro dos Santos.

O estudante João Clêrio, do 9º ano do Ensino Fundamental, também compartilhou sua percepção sobre o projeto. Para ele, foi um prazer elaborar um trabalho tão importante. Ele destacou a necessidade de maior atenção às mudanças climáticas e observou que a maioria das pessoas afetadas por esses eventos são carentes, e que é preciso atuar para minimizar essas desigualdades.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI