26/05/2026 15h32 - Atualizado em 26/05/2026 15h33

Centro Estadual de Idiomas de Piúma promove encontro com intercambista da Sedu

O Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Filomena Quitiba, em Piúma, promoveu, na terça-feira (19) e quarta-feira (20), um encontro com um intercambista para compartilhar experiências sobre o intercâmbio estudantil nos Estados Unidos.

Durante a atividade com as turmas iniciantes de inglês, o convidado Rhyan Pedroza Lima, natural de Piúma, relatou as etapas para participar do edital de intercâmbio da Sedu, deu orientações sobre como desenvolver o inglês dentro e fora da sala de aula e explicou como se preparar para a entrevista do processo seletivo.

O encontro também contou com relatos pessoais sobre as motivações para continuar estudando inglês, os desafios enfrentados durante a preparação e as formas encontradas para superá-los. Além disso, Rhyan incentivou os estudantes a permanecerem no curso, destacando as oportunidades proporcionadas pelo programa e os impactos da experiência em sua trajetória pessoal e acadêmica.

Segundo os responsáveis, a ação buscou, além de apresentar informações sobre o programa de intercâmbio, estimular o protagonismo juvenil, a autonomia e a confiança dos estudantes em relação às possibilidades educacionais oferecidas pela rede estadual.

“Conseguir promover esse momento tão rico com o intercambista piumense Rhyan Pedroza foi muito satisfatório, pois acredito que é nessa troca com alguém da mesma faixa etária e origem dos alunos que de fato o fizeram acreditar que também é possível conseguir essa oportunidade”, afirmou a professora de Inglês e coordenadora do CEI da EEEFM Professora Filomena Quitiba, Ruanna Bourguignon Gava Ribeiro, responsável pela ação.

Os estudantes participantes também destacaram a importância da experiência. “Me deixou mais segura e me deu mais esperança de conseguir passar no processo seletivo do intercâmbio no ano que vem”, relatou Daphiny Neres.

“Me esclareceu várias dúvidas e me motivou ainda mais a continuar no curso de inglês e estudar para o processo seletivo do ano que vem”, declarou Karolyna Benevides.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI