10/04/2026 15h12 - Atualizado em 10/04/2026 16h12

Escola de Alegre realiza projeto sobre protagonismo feminino no Espírito Santo

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, em Alegre, desenvolveu o projeto “ES: território de mulheres”, com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino na história do Espírito Santo.

A proposta foi conduzida pela professora de Análise e Construção da Imagem, Julia Keyse Santos, entre a primeira quinta-feira de março (5) e a primeira quinta-feira de abril (2), com os alunos do 2º ano do curso técnico em Design Gráfico. Durante o projeto, os estudantes trabalharam com figuras como Maria Ortiz, Dona Domingas, Maria Verônica da Pas, Judith Leão Castello Ribeiro, Emiliana Emery, Carmélia Maria de Souza e Luiza Grimaldi.

O projeto incluiu a construção de uma linha do tempo com mulheres expoentes da história capixaba, buscando articular pesquisa, análise crítica e produção visual, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas aos princípios do design gráfico e à comunicação. Os estudantes pesquisaram, analisaram e transformaram informações em produtos visuais e apresentações orais.

Segundo a professora Julia Keyse Santos, a ideia surgiu a partir de uma reportagem da TV Espírito Santo, que abordava mulheres do estado que merecem ser conhecidas. “Ao entrar em contato com esse conteúdo, percebi o quanto ainda conhecemos pouco sobre o protagonismo feminino na nossa realidade capixaba. A partir disso, a temática se tornou um objeto de estudo muito relevante e instigante para ser trabalhado em sala de aula. Enquanto professora, vi nessa proposta a oportunidade de valorizar a história das mulheres do nosso estado”, relatou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI