Escola de Guarapari utiliza laboratório virtual para ensino de estrutura atômica
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zenóbia Leão, localizada no município de Guarapari, realizou, no dia 10 de abril, uma atividade pedagógica com estudantes da 1ª série do Ensino Médio voltada ao estudo da estrutura atômica, utilizando o laboratório virtual da plataforma PhET Interactive Simulations.
A proposta foi conduzida pelo professor de Química João Vitor de Assis e envolveu a utilização de simuladores digitais para a exploração de conceitos como núcleo, eletrosfera, número de massa e número atômico.
Durante a atividade, os estudantes utilizaram a plataforma para construir modelos atômicos, adicionando prótons, nêutrons e elétrons, e observando as alterações nas características dos elementos. A dinâmica também incluiu a realização de exercícios e desafios disponíveis no ambiente virtual.
A atividade envolveu a manipulação de modelos digitais e a observação de resultados em tempo real, possibilitando a análise de conceitos relacionados à estrutura do átomo.
Segundo o professor João Vitor de Assis, o uso do simulador contribui para a visualização dos conteúdos. “A utilização do laboratório virtual permite que os estudantes observem conceitos que, em muitos casos, são trabalhados de forma abstrata”, destacou.
Para o estudante Renan dos Santos Morosini, da 1ª série do Ensino Médio, a atividade auxiliou na compreensão do conteúdo. “Com o uso do simulador, foi possível visualizar melhor a estrutura do átomo e entender o funcionamento dos elementos”, afirmou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707