Escola de Vitória realiza Feira de Ciências como ferramenta de conhecimento
O tema da feira foi “Conhecimento da Natureza e da Matemática”.
Compreender a escola não apenas como local de construção de conhecimento, mas também como espaço de transformação social. Foi esse o foco da Feira de Ciências realizada, na última terça-feira (14), pelo Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, localizado no município de Vitória. O tema da feira foi “Conhecimento da Natureza e da Matemática”. “Eventos como esse instigam o aluno ao protagonismo e, consequentemente, promovem uma aprendizagem mais sólida e eficaz”, destacou o professor responsável pela iniciativa, André Viana.
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar e apresentar projetos, proporcionando o desenvolvimento do protagonismo e da cooperação, bem como os quatros pilares da educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
Após as apresentações, o destaque do evento foi o projeto de lançamentos de foguetes. Os estudantes demonstraram dois métodos distintos de propulsão: o primeiro, utilizando pressão de ar, semelhante a uma bomba de bicicleta; e o segundo, baseado na expansão de gases provenientes da reação entre bicarbonato e vinagre.
“A Feira de Ciências não foi apenas um evento educacional, mas uma celebração do conhecimento, da curiosidade e do comprometimento com o avanço científico, reafirmando o papel crucial da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados com o mundo que os rodeia”, ressaltou o diretor da escola, Marco Aurélio Vilella da Motta.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705