Escola do Futuro de São Gabriel da Palha inova em aula de Geografia
As atividades tiveram como objetivo proporcionar um aprendizado ativo e prático sobre Geografia Física, incentivando a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Governador Gerson Camata, Escola do Futuro localizada em São Gabriel da Palha, participaram de uma aula prática inovadora de Geografia, utilizando recursos de tecnologia. As atividades tiveram como objetivo proporcionar um aprendizado ativo e prático sobre Geografia Física, incentivando a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Sob a orientação da professora Samara Deprá, a aula foi dividida em três estações temáticas. Na primeira etapa, os alunos assistiram a um vídeo educativo sobre os movimentos das placas tectônicas e utilizaram uma maquete para identificar esses movimentos, finalizando a etapa com um exercício interativo. Na segunda etapa, eles estudaram a teoria sobre os diversos tipos de relevos globais e resolveram quebra-cabeças para identificar os tipos de relevo nas imagens fornecidas pela professora. Por fim, utilizaram os óculos de realidade virtual para explorar, em visualizações em 360º, os diferentes tipos de relevo.
Já na terceira etapa, os educandos aprenderam sobre os diferentes tipos de solos e, depois, identificaram as amostras de solo apresentadas pela professora e finalizaram com um exercício interativo. A utilização de recursos tecnológicos, como os óculos de realidade virtual e os exercícios interativos via QR code, buscou proporcionar uma experiência inovadora e lúdica. De acordo com Samara Deprá, a metodologia adotada permitiu que os estudantes conduzissem as tarefas de forma autônoma, fortalecendo a compreensão dos conceitos de Geografia Física e promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.
Os estudantes também compartilharam suas impressões positivas. Arino Pertel Neto comentou que "a experiência foi simplesmente incrível. Participar desse formato de trabalho foi extremamente divertido e didático. Aprendi muito durante o processo e senti que todos nós nos dedicamos intensamente para entregar um resultado satisfatório". Joelma Bonatto Kruger acrescentou que "foi uma experiência divertida e muito educativa. Foi interessante desde o desenvolvimento até a execução das práticas. Foi fascinante e me ajudou a entender melhor o conteúdo de uma forma prática e visual".
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707