Estudantes de Afonso Cláudio participam de aula com especialistas sobre agrotóxicos e alternativas sustentáveis
.jpeg?v=638835197876152540)
A atividade, integrada à plataforma Letrus, promoveu aprendizagem ativa e ampliou o repertório para a produção de redação.
Estudantes da 1ª série do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado em Afonso Cláudio, participaram, na última semana, de uma aula interdisciplinar sobre o tema “Agrotóxicos – Uso, Impactos e Alternativas”. A proposta foi organizada pelo professor de Língua Portuguesa Glauco Barros da Silva e contou com a presença de três especialistas das áreas de Biologia, Engenharia Ambiental e Agronomia.
A atividade foi realizada por meio da dinâmica de rotação por estações. Em um primeiro momento, parte da turma participou de um encontro virtual com a agrônoma Maria Eduarda Pagotto Barros da Silva, diretamente do laboratório de Biologia. Simultaneamente, outro grupo esteve na Biblioteca da escola com a engenheira ambiental Isabel Silva Machado (do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Guandu – CIM Guandu) e o biólogo Jancy Rômulo Aschawer (do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF). Em seguida, os grupos trocaram de espaço, garantindo que todos vivenciassem as duas experiências.
A aula teve como objetivo informar e conscientizar os estudantes sobre o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira, seus impactos na saúde humana e no meio ambiente, e apresentar alternativas mais sustentáveis de produção. Foram abordados temas como agroecologia, manejo integrado de pragas, produção orgânica, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e aplicação de bioinsumos — como o biochá, utilizado nas lavouras de café da região.
Segundo o professor Glauco Silva, a proposta também se articulou ao Projeto de Vida dos estudantes: “A proposta foi extremamente proveitosa e informativa. Cumpriu o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre os agrotóxicos e seus impactos. Os especialistas trouxeram uma abordagem técnica, acessível e instigante, promovendo a reflexão sobre práticas agrícolas mais conscientes e sustentáveis. Além das informações científicas, houve um momento para apresentação sobre a graduação dos especialistas, sendo assim abordamos também o Projeto de Vida para os alunos.”
A atividade também integrou o processo de produção textual na plataforma Letrus, servindo como fonte de repertório para o desenvolvimento de argumentos. Para a estudante Izabelly Cristina Damasceno da Silva, a experiência foi enriquecedora: “Ouvir os especialistas foi mais interessante do que somente ler os textos motivacionais da plataforma. As informações que trouxeram acrescentaram muito para a redação que vamos produzir.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-770