Estudantes de escola de Vila Velha desenvolvem app para cálculo de IMC
O programa foi desenvolvido durante as aulas da disciplina eletiva “Fábricas de Ideias”.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, Escola do Futuro localizada no município de Vila Velha, desenvolveu, durante as aulas da eletiva “Fábricas de Ideias”, um aplicativo para smartphones que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC). A atividade foi liderada pelos professores Harley Santos Lopes, da área técnica da disciplina de Programação, e Wiulla Dalmaso, da disciplina de Matemática.
A eletiva concentrou-se na criação de uma aplicação prática que combinasse os conhecimentos de programação e matemática com a resolução de problemas do mundo real. Utilizando a plataforma de desenvolvimento de aplicativos MIT App Inventor, em colaboração com a Google, os estudantes foram encarregados de desenvolver um aplicativo para calcular o IMC. Durante todo o processo, os professores incentivaram os alunos a assumirem o controle do aprendizado, buscando proporcionar autonomia para explorarem suas ideias e criatividade.
Os alunos não apenas criaram um aplicativo funcional para calcular o IMC, como também desenvolveram habilidades importantes em programação, resolução de problemas e trabalho em equipe. João Guilherme Coutinho Jackel, do 1º ano do Curso Técnico em Manutenção, compartilhou suas percepções sobre a experiência: "Durante essa eletiva, eu aprimorei minhas habilidades de programação e aprendi como aplicar esses conhecimentos para resolver problemas do mundo real".
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707