Estudantes de Ibitirama gravam podcast sobre justiça climática na Fazenda Toca da Truta
.png?v=638833420169676010)
Atividade faz parte da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e proporcionou vivência prática sobre mudanças climáticas, território e produção local.
Estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Olavo Rodrigues da Costa, localizada em Ibitirama, participaram de uma atividade pedagógica em campo como parte da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”.
A ação consistiu na gravação de um podcast realizado na Fazenda Toca da Truta, espaço conhecido na região pela criação de trutas e por abrigar um restaurante especializado no preparo dessa iguaria. Os alunos entrevistaram o proprietário do local, Francisco de Assis Lemos Faleiro, que compartilhou experiências sobre o impacto das mudanças climáticas na região, o papel do território e as perspectivas de justiça climática no contexto rural.
Durante a entrevista, o produtor abordou de forma acessível e técnica os efeitos percebidos do clima sobre a criação de trutas e sobre o cotidiano de quem vive da atividade agropecuária em regiões de montanha. Os alunos também conheceram o sistema de produção instalado na fazenda, aprendendo sobre a espécie, sua genética, habitat, técnicas de criação e importância econômica para o município.
A atividade foi conduzida pelo pedagogo Yago Jeveaux, que destacou a relevância da vivência para o processo de aprendizagem. “A participação dos alunos foi muito especial e a entrevista realizada para a Conferência foi um sucesso. O conteúdo está riquíssimo e cheio de aprendizados”, afirmou.
Além de ampliar o repertório dos estudantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, a ação possibilitou o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da oralidade, da escuta ativa e da conexão entre os conteúdos escolares e a prática. Os alunos reconheceram o potencial local para atividades produtivas sustentáveis e a importância do conhecimento científico na gestão de empreendimentos como o que visitaram.
A aluna Ana Julia Lima Leal, do 9º ano, ressaltou a riqueza da experiência: “Neste trabalho onde visitamos a Toca da Truta, pudemos aprender como o clima e a geografia local contribuem no processo de produção, desde o nascimento até o produto final. A Toca da Truta é um lugar lindo, muito visitado e encantador, que atrai muitos turistas. Você que ainda não conhece, não perca tempo. Venha passear em nosso município e conhecer esse espaço, que é apenas um dos vários locais maravilhosos que temos em Ibitirama.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707