Estudantes de Muniz Freire desenvolvem pixel art para representar identidade racial em projeto de Computação Gráfica

Projeto do CEEFMTI Bráulio Franco promove debate sobre diversidade e valorização da cultura negra no universo digital
Estudantes da 2ª série do curso técnico em Computação Gráfica do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, em Muniz Freire, participaram do projeto “Cor, Cultura e Pixel: A arte da representação racial”, sob orientação da professora Anie Cristina de Oliveira.
A proposta incluiu pesquisa, criação de GIFs animados com personagens inspirados em personalidades negras e montagem de um grande mosaico de papel representando o retrato de uma mulher negra, usando a técnica de pixelização. O software Piskel foi a principal ferramenta da atividade.
Além da técnica, o foco foi a reflexão sobre representatividade, identidade e respeito às diferenças. Turmas visitantes participaram da votação do projeto com melhor execução e abordagem.
O projeto ampliou os olhares sobre as questões raciais, buscando o reconhecimento, valorização e o respeito, e resultou em um fortalecimento da autonomia e do protagonismo da turma, permitindo estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, técnicas e sensoriais de cada estudante, além da inclusão e o respeito ao tema proposto, que ficaram evidentes durante toda a atividade.
“Foi incrível ver os alunos entusiasmados com a criação e com a força da mensagem que transmitem. Essa valorização da cultura negra no universo digital é essencial para formar cidadãos conscientes”, afirmou a professora Anie Oliveira.
A estudante Camilly Eduarda Costa Campos, da , 2ª série do curso, compartilhou sua experiência com a atividade: “Fazer esse trabalho foi uma experiência bem criativa e enriquecedora. Criar a arte digital em pixel foi uma forma moderna e diferente de passar uma mensagem tradicional. Mesmo com os desafios, gostei muito de ver a ideia ganhar movimento no GIF. No fim, senti que consegui mostrar a cultura negra de um jeito atual e com impacto”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707