06/08/2025 11h23 - Atualizado em 07/08/2025 09h36

Filosofia e memória afetiva se encontram em projeto sobre cuidado de si na Escola Elisa Paiva

Estudantes da Escola Elisa Paiva resgatam fotos da infância para refletir sobre identidade e cuidado de si por meio da filosofia.

O  Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado em Conceição do Castelo, desenvolveu um projeto que uniu filosofia e memória afetiva para promover reflexões sobre o cuidado de si e a formação da identidade. A proposta envolveu estudantes da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio em atividades realizadas no último dia 28 de julho e nessa segunda-feira (04).

Os estudantes leram e discutiram textos de autores, como Friedrich Nietzsche, que defende a ideia de “tornar-se quem você é” e valoriza a vida com liberdade. Inspirada nessas reflexões sobre identidade e autoconhecimento, a professora de Filosofia Vanessa Ribeiro Morelo propôs que cada um trouxesse fotos de sua infância.

A partir das imagens, os estudantes compartilharam histórias pessoais, lembranças e sentimentos, discutindo como a memória influencia a compreensão de si mesmos e o modo como cuidam de sua vida. As conversas também abordaram a importância de cultivar conexões autênticas em um mundo cada vez mais acelerado e individualista.

“Essa atividade nasceu do desejo de fazer com que a filosofia fosse vivida e sentida, não apenas estudada. Quando propus que os alunos trouxessem fotos da infância, eu queria que cada um tivesse a oportunidade de se olhar com mais ternura, reconhecer sua trajetória e pensar sobre o cuidado de si de forma profunda e afetiva. Foi emocionante ver como se reconheceram nas histórias uns dos outros. Foi uma aula de filosofia, mas também uma aula de humanidade”, destacou a professora Vanessa Ribeiro Morelo.

A estudante Agatha Ribeiro Artur, da 3ª série do Ensino Médio, contou como foi a sua experiência: “Ao rever minha foto da infância, lembrei de momentos importantes e percebi como cada fase da minha vida contribuiu para quem sou hoje. Também foi emocionante conhecer um pouco da história dos meus colegas por meio das fotos deles. Essa atividade me fez refletir sobre a importância da memória, do cuidado e da empatia.”

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI