Professores da EJA participam de formação sobre educação das relações étnico-raciais em Guaçuí

Ação propôs reflexões sobre o racismo estrutural e práticas pedagógicas antirracistas na Educação de Jovens e Adultos.
Na última quarta-feira (04), professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí, participaram da formação “A Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA”, promovida no âmbito do Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais (ProERER).
A atividade foi conduzida pela professora Nathalia Moura, com organização da coordenadora pedagógica Jane Polastreli Silva. O principal objetivo foi sensibilizar os docentes sobre a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no processo de ensino-aprendizagem, estimulando a reflexão sobre o racismo estrutural e o planejamento de práticas pedagógicas antirracistas nas diferentes disciplinas.
Durante a formação, os participantes refletiram sobre como a ERER pode e deve ser trabalhada de forma transversal em todas as áreas do conhecimento. Também discutiram os impactos do racismo estrutural na vida dos estudantes e o papel da escola como espaço de valorização de identidades e de combate às desigualdades raciais.
A ação teve como foco a construção coletiva de propostas concretas, aproximando teoria e prática a partir da realidade da EJA. Professores foram convidados a pensar em estratégias para inserir conteúdos e referências culturais afro-brasileiras em seus planos de aula, valorizando a diversidade presente no contexto escolar.
A formação também reforçou o compromisso com a Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, promovendo uma prática educativa mais crítica, consciente e comprometida com a equidade racial.
“Agradeço à escola pela oportunidade e à professora Nathalia Moura pela condução sensível, esclarecedora e inspiradora dessa formação”, declarou a professora Angélica, uma das participantes da atividade.
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