Projeto “Entre Mentes” estimula autoconhecimento e inteligência emocional em escola de Piúma

A proposta visou explorar conceitos de Freud, além de estimular o pensamento crítico e emocional dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Filomena Quitiba, localizada em Piúma, participaram do projeto interdisciplinar “Entre Mentes”, realizado dentro do componente curricular Projeto de Vida. A proposta teve como objetivo explorar os conceitos de id, ego e superego, de Freud, além de estimular o pensamento crítico e emocional dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
A metodologia adotada foi a da sala de aula invertida: os estudantes tiveram contato prévio com os conceitos teóricos e, em sala, aprofundaram os temas por meio de rodas de conversa e dinâmicas participativas. Mediante as discussões, os alunos foram convidados a realizar uma atividade que tinha como cerne a identificação e registro de emoções, buscando reconhecer como o id (instintos), o ego (realidade) e o superego (moral) influenciam seus sentimentos e atitudes no cotidiano. Essa etapa contribuiu para o desenvolvimento da inteligência emocional e da empatia entre os colegas.
Divididos em grupos, os estudantes representaram cada uma das três funções psíquicas propostas por Freud. O grupo do id criou a dinâmica da “mímica das emoções”; o do superego propôs reflexões com base na música “Podres Poderes”, de Caetano Veloso; já o grupo do ego ficou responsável por conectar os conteúdos à realidade e propor mediações em debates em sala.
Para concluir o projeto, foi realizada a exibição do filme “Divertidamente”, seguida de uma aula de Arte Terapia com a atividade “colorindo as emoções”. A obra nesse sentido, serviu como ponto de integração dos aprendizados, permitindo que os alunos relacionassem as emoções vividas pelas personagens com os conceitos discutidos em aula.
O professor Joedson Guimarães de Souza, responsável pela atividade, destacou a importância da proposta: “A proposta teve um caráter processual e formativo, proporcionando um olhar reflexivo sobre a psique humana e favorecendo a construção do conhecimento por meio da escuta ativa, da expressão individual e do trabalho coletivo.”
A estudante Eliane Tamborini Veriato, da 2ª série do Ensino Médio, compartilhou: “Achei muito bom este projeto, bem diferente, pois contribuiu para trabalhar as emoções de cada estudante. Muitos se abriram, puderam se expressar e ver o mundo por uma perspectiva diferente”, disse.
O projeto “Entre Mentes” mostrou-se uma experiência enriquecedora, ao integrar teoria, prática e emoção no processo de ensino-aprendizagem.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707