Projeto escolar usa reviews digitais para ensinar resenha crítica aos alunos
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, no município de Afonso Cláudio, realizou, entre os dias 2 e 26 de março, um exercício de criação de vídeo com os alunos. O objetivo da atividade foi desenvolver a capacidade argumentativa e compreender a estrutura e a função social da resenha crítica.
O projeto “Reviews – Opinião e Rede”, conduzido pela professora de Língua Portuguesa Mônica Saager, consistiu na criação de um mapa mental coletivo sobre as características da resenha, que foi usado como base para cada aluno produzir uma review em vídeo de um conteúdo de interesse, simulando o formato adotado por influenciadores e críticos digitais.
Durante a atividade, foram realizadas oficinas de roteirização e incentivado o uso de recursos multimodais, com o objetivo de lidar com questões como a timidez dos alunos e o domínio técnico das ferramentas, além de promover o letramento digital e desenvolver a capacidade argumentativa e o senso crítico na análise de obras culturais.
"A ação 'Reviews – Opinião e Rede' foi um divisor de águas ao transformar os estudantes de meros consumidores passivos em produtores críticos de conteúdo. Acompanhar a transição pedagógica — do mapa mental para a construção de argumentos sólidos em vídeo — evidenciou como o ensino pode ser dinâmico e multilinguístico", afirmou a professora Mônica Saager.
"Gravar o vídeo sobre Coraline e o Mundo Secreto foi uma experiência divertida e produtiva. Trabalhamos em equipe, compartilhamos ideias e aprendemos mais sobre a história e seus significados, como coragem e escolhas. A atividade ajudou a desenvolver nossa criatividade e comunicação, contribuindo para nosso aprendizado", relatou a aluna Yasmin Nunes.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707