Sarau escolar valoriza protagonismo juvenil e celebra a literatura em Colatina

Estudantes da EEEFM Geraldo Vargas Nogueira promovem apresentações artísticas com poesia, teatro, música e dança em atividade interdisciplinar
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira, localizada em Colatina, realizaram, nas primeiras semanas de junho, o sarau literário “Entre Palavras, Gestos e Emoções”. A ação foi promovida por meio de um trabalho interdisciplinar com os componentes de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, envolvendo leitura, interpretação e performance de obras da literatura brasileira.
A atividade foi realizada com as primeiras séries, segundas séries e terceiras séries do Ensino Médio e teve como objetivo estimular a expressão artística e cultural dos estudantes por meio de diferentes linguagens — como a poesia, o teatro, a música e a dança — promovendo a criatividade, o protagonismo juvenil e o trabalho em equipe.
Nas primeiras séries, os alunos estudaram o gênero poema e textos de autores como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes. Nas segundas séries, o foco foi a segunda e terceira geração do Romantismo. Já nas terceiras séries, os estudantes exploraram a segunda fase do Modernismo, com destaque para seus principais poetas. Após a leitura e análise dos textos, os alunos se organizaram em grupos para os ensaios e apresentações no auditório da escola.
A iniciativa evidenciou o envolvimento dos estudantes em todas as etapas do projeto. Houve melhora na assiduidade, dedicação e cooperação entre os grupos. Um dos principais desafios foi a participação de alunos mais introspectivos, superado com acolhimento, diálogo e incentivo.
A professora de Língua Portuguesa Thainá Roldi Mariani, responsável pela ação, destacou o impacto positivo da proposta: “Foi uma atividade fantástica! Despertou o gosto pela leitura e envolveu os estudantes com entusiasmo. Muitos quiseram conhecer outros poemas do período estudado. Ver a dedicação deles nos ensaios foi muito gratificante.”
A estudante Maria Clara Valadão, da 2ª série do Ensino Médio, compartilhou sua impressão sobre a atividade: “O tema ‘Entre Palavras, Gestos e Emoções’ foi muito bem escolhido. Cada apresentação foi uma forma de mostrar nossos sentimentos e vivências. O sarau nos deu voz, e isso foi libertador.”
A diretora da escola, Cíntia Pancieri, também ressaltou o valor do projeto: “O sarau foi muito mais do que um evento escolar. Foi uma celebração da sensibilidade, da criatividade e da coragem dos nossos estudantes. Ver nossos alunos expressando-se com tanta verdade reforça que a escola é também espaço de arte, escuta e construção de identidade”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707