Sedu promove 1º encontro ‘Mais Recursos para a Educação’ e reforça cooperação com municípios capixabas
A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta quarta-feira (15), em Vitória, o 1º encontro “Mais Recursos para a Educação: Caminhos para o VAAR”, que reuniu prefeitos e secretários municipais de educação, além de gestores financeiros, em uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da gestão educacional e à melhoria dos resultados de aprendizagem em todo o território capixaba.
O evento teve como foco os municípios ainda não habilitados no Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR), no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2025, e buscou promover o alinhamento entre Estado e municípios, incentivando o uso qualificado de dados educacionais na tomada de decisão e fortalecendo a relação entre gestão pedagógica e financeira.
Para a abertura, a secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, destacou o compromisso do Estado com o investimento contínuo na educação e os resultados alcançados nos últimos anos. “O Espírito Santo tem avançado de forma consistente, fruto de planejamento, investimento e colaboração. O reconhecimento com o selo ouro da alfabetização e o crescimento contínuo da educação infantil demonstram que estamos no caminho certo, com políticas públicas que geram impacto real na aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
Em seguida, a subsecretária de Estado de Articulação Educacional, Darcila Aparecida da Silva Castro, destacou a relação estratégica entre investimento e resultados educacionais e explicou que o VAAR é um mecanismo de financiamento vinculado a resultados educacionais e integra o Fundeb, principal instrumento de financiamento da educação básica no País.
“Quanto mais o município investe na educação, melhores são os resultados alcançados. Com isso, amplia-se também o acesso a recursos das esferas federal e estadual, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento da educação”, pontuou.
Ainda durante o encontro, os participantes acompanharam palestras e exposições voltadas à qualificação da gestão educacional e ao financiamento da educação, com a participação de André Carvalho, consultor financeiro da Associação Bem Comum, que abordou as perspectivas para o financiamento da educação em 2026; de Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré, que tratou do papel dos prefeitos na melhoria dos resultados educacionais; e de Veveu Arruda, presidente da Associação Bem Comum, que contribuiu com reflexões sobre gestão e resultados.
Por fim, a secretária Andréa Guzzo, reforçou a importância do Regime de Colaboração e do engajamento das gestões municipais para o avanço da educação no Espírito Santo.
“Este é um trabalho que se constrói em conjunto. Valorizar o protagonismo das lideranças municipais, disseminar boas práticas e definir metas e estratégias claras para 2026 são passos fundamentais para continuarmos avançando na qualidade da educação pública em todo o Estado”, destacou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707