Sedu realiza dez aulões presenciais de Redação neste sábado (14)

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio e das 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública Estadual de Ensino poderão participar, neste sábado (14), de dez aulões presenciais de Redação voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa faz parte de um ciclo de encontros promovidos aos sábados pela Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio das Superintendências Regionais de Educação (SRE).
Com o objetivo de reforçar a preparação para o Enem, o aulão terá duração de três horas e será ministrado por professores do curso preparatório ofertado pela Sedu. A ação visa contribuir para a organização das ideias, o desenvolvimento da argumentação e o domínio das cinco competências exigidas na prova de Redação do Enem, promovendo uma preparação intensiva e estratégica.
“A iniciativa busca oferecer uma educação equitativa e de qualidade aos jovens capixabas. O Aulão de Redação é uma ação estratégica que estimula o aprimoramento da escrita, o domínio dos critérios avaliativos do Enem e a autonomia dos estudantes na produção textual. Além disso, proporciona um momento de apoio e incentivo, com foco no desenvolvimento da confiança e da clareza textual, contribuindo diretamente para um bom desempenho no Enem e ampliando as oportunidades de acesso ao Ensino Superior”, destacou a subgerente de Programas e Projetos do Ensino Médio da Sedu, Natália de Oliveira Vieira Paresqui.
Cronograma
Os aulões acontecerão em diferentes municípios, com inscrições disponibilizadas por meio de link a ser solicitado ao líder de turma. O formulário poderá ser acessado apenas com o e-mail institucional do estudante, e as vagas são limitadas. O link de inscrição será disponibilizado cerca de 10 dias úteis antes da data do aulão.
14/06 – Afonso Cláudio | CEEFMTI Afonso Cláudio | 9h às 12h
14/06 – Cachoeiro de Itapemirim | CEEFMTI Liceu Muniz Freire | 9h às 12h
14/06 – Colatina | CEEFMTI Conde de Linhares | 9h às 12h
14/06 – Guaçuí | EEEFM Antonio Carneiro Ribeiro | 9h às 12h
14/06 – Linhares | EEEFM Polivalente de Linhares I | 8h às 11h
14/06 – Nova Venécia | EEEM Dom Daniel Comboni | 9h às 12h
14/06 – São Mateus | EEEFM Pio XII | 9h às 12h
14/06 – Vila Velha | EEEFM Agenor de Souza Lé | 9h às 12h
14/06 – Ecoporanga | CEEFMTI Daniel Comboni | 9h às 12h
14/06 – Barra de São Francisco | CEEFMTI João XXIII | 13h às 16h
28/06 – Cariacica | EEEFM Hunney Everest Piovesan | 9h às 12h
05/07 – Serra | EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão | 9h às 12h
A ação integra o conjunto de estratégias da Sedu voltadas à ampliação das oportunidades de acesso ao Ensino Superior e à preparação dos estudantes para os desafios do Enem, por meio de atividades práticas e colaborativas que favorecem a aprendizagem e a autonomia. Nesse contexto, destaca-se também a parceria com o projeto Ifes Portas Abertas, que realizou, nos dias 03, 04, 05 e 09 de junho, visitas aos polos do curso preparatório na Grande Vitória, com o objetivo de aproximar os estudantes da Rede Estadual do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A iniciativa apresentou os cursos ofertados, as modalidades de ingresso e as políticas de permanência da instituição, promovendo um diálogo direto e acolhedor sobre as possibilidades de formação técnica e superior, além de fortalecer o protagonismo juvenil e reforçar o papel da educação pública como ferramenta de transformação social.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707