Vivência sustentável leva estudantes da Escola Angélica Paixão a imersão em práticas agroecológicas

Visita ao Maanaim Sítio Esperança aproximou conteúdos de Química e Consumo Responsável da realidade, incentivando escolhas conscientes e preservação ambiental.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada em Guarapari, participaram de uma visita técnica ao Maanaim Sítio Esperança como parte das atividades das turmas 2M01EFF e da Eletiva Complementar de Química. A ação promoveu uma imersão em práticas sustentáveis, conectando teoria e vivência, com destaque para energia solar, agroecologia e uso responsável dos recursos naturais.
Durante a experiência, os alunos conheceram práticas como criação responsável de animais, recuperação de nascentes e cultivo de alimentos sem agrotóxicos. O grupo também observou de perto o uso de energia solar como alternativa limpa e renovável, o reaproveitamento de resíduos orgânicos na produção de adubos e o manejo sustentável de aves, bovinos e caprinos.
Segundo a professora Heyla Brito Pompermayer, de Matemática e Consumo Responsável, os objetivos foram proporcionar um aprendizado significativo e despertar a consciência ambiental: “A educação vai muito além da sala de aula. É preciso conectar o conhecimento à realidade e a práticas que façam sentido na vida dos alunos. Essa vivência mostrou, na prática, como as escolhas de consumo impactam o meio ambiente e a sociedade.”
A professora de Química Cátia Oliveira de Paula Morais ressaltou o caráter interdisciplinar da atividade: “Os estudantes puderam observar, por exemplo, os processos químicos da compostagem e as conexões matemáticas aplicadas à produção agroecológica. Foi uma experiência que uniu ciência, gestão e sustentabilidade.”
Para os alunos, a visita foi marcante. Manuela Almeida de Lima da turma 3M01 MID destacou que a atividade foi um marco no ano de 2025, proporcionando mais contato com a natureza e com animais fora da rotina escolar. Já Ariel Ferrerez Gomes, da turma 3M01 HUM, relatou que a apresentação sobre energia solar e o cuidado com os animais e o ambiente foram, segundo ele, “inspiradores”.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707