26/05/2026 16h14 - Atualizado em 27/05/2026 17h46

Chá Literário aproxima família e escola em Conceição do Castelo

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado em Conceição do Castelo, promoveu o Chá Literário em Família, com a participação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, familiares e equipe escolar. A atividade proporcionou momentos de interação, partilha e valorização das memórias afetivas construídas no ambiente familiar.

A ação foi organizada pela professora de Língua Portuguesa Fernanda Aparecida Frandoloso Gomes e contou com oito propostas de atividades desenvolvidas em grupos interativos entre estudantes e familiares. A programação proporcionou espaços de diálogo e reflexão sobre memórias, relações familiares e a importância da parceria entre família e escola.

Durante o encontro, os participantes acompanharam declamação de poesia, apresentação musical da canção “Fico Assim Sem Você”, interpretada pelos estudantes, e atividades voltadas ao resgate de lembranças e experiências familiares.

Para a professora Fernanda Aparecida Frandoloso Gomes, a iniciativa reforça que o aprendizado também se constrói por meio das relações e das experiências compartilhadas. “Momentos como este reforçam que a aprendizagem vai além da sala de aula. Quando família e escola caminham juntas, criamos oportunidades únicas de crescimento, reflexão e construção de memórias significativas para nossos estudantes”, destacou.

O estudante João Vitor Bufon relatou que a participação no evento foi especial. “Participar do Chá Literário foi uma experiência muito especial, porque pude compartilhar esse momento com minha família e perceber como a literatura pode aproximar as pessoas. Foi emocionante apresentar e ver todos participando”, afirmou.

A mãe do estudante Pedro Antônio Driusso, Beatriz Driusso, também destacou a importância da aproximação entre família e escola. “Foi um momento muito bonito e significativo. Estar dentro da escola participando dessa atividade nos aproxima ainda mais da vida escolar dos nossos filhos. A iniciativa mostrou como família e escola juntas fazem diferença no aprendizado e na formação deles”, disse.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI