Escola de Cachoeiro de Itapemirim utiliza metodologia World Café para avaliar e aprimorar eletivas
-1.jpg?v=638877555773016380)
A iniciativa buscou, além de fortalecer a cultura avaliativa da escola, apresentar aos docentes novas possibilidades de práticas pedagógicas que valorizem a interação, a autonomia e o protagonismo estudantil.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu, neste semestre, uma ação inovadora voltada à avaliação e ao fortalecimento das atividades eletivas. A iniciativa foi conduzida pela pedagoga Valéria Fontana, que aplicou a metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) com os professores da escola, utilizando como diferencial a estratégia do World Café — um modelo dinâmico de diálogo em pequenos grupos, que favorece a escuta ativa e a construção coletiva de ideias.
Durante o encontro, os docentes tiveram a oportunidade de refletir sobre as práticas realizadas nas eletivas, identificar pontos de melhoria e colaborar na proposição de ações para qualificar ainda mais os projetos desenvolvidos com os estudantes. A metodologia, além de organizar as etapas do PDCA de forma prática, apresentou aos professores uma ferramenta que pode ser adaptada para uso em sala de aula, com foco na participação estudantil, autonomia e protagonismo.
“A proposta fortalece a cultura avaliativa da escola e amplia o repertório metodológico dos professores. Foi um momento de escuta, partilha e inovação, que contribui para a melhoria contínua da aprendizagem”, destacou Valéria Fontana.
A ação integra os esforços da escola em promover momentos formativos, aproximando teoria e prática, e incentivando o uso de metodologias ativas no cotidiano pedagógico.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707