Escola de São Mateus alia teoria e prática com estudantes do curso de Secretariado
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, desenvolveu uma atividade que aliou teoria e prática para fortalecer a formação técnica dos estudantes do curso de Secretariado. A iniciativa integrou o projeto “Classificação de Documentos: da Teoria à Prática na Biblioteca Escolar” e envolveu alunos da 2ª série do Curso Técnico em Secretariado.
A ação foi conduzida pelo professor Nilton Ribeiro de Oliveira, com foco no desenvolvimento de habilidades essenciais para a organização e gestão de informações. Inicialmente, os estudantes participaram de aulas teóricas sobre classificação documental.
Na etapa prática, os alunos escolheram livros e analisaram elementos como a etiqueta no dorso e a ficha catalográfica. Em seguida, participaram de rodas de conversa para socializar as observações e aprofundar o entendimento sobre a importância desses instrumentos na organização de acervos.
De acordo com o professor Nilton Ribeiro de Oliveira, a proposta permitiu que os alunos compreendessem, na prática, a relevância da organização documental. “Eles compreenderam, na prática, como a organização documental garante eficiência, agilidade e precisão na recuperação da informação”, destacou.
“Foi muito legal conhecer a classificação dos documentos e fazer a atividade prática na biblioteca. Aprendi para que serve a ficha catalográfica e agora sei como encontrar um livro bem mais fácil”, relatou o estudante Hallex Paes Rego Rodrigues da Silva.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707