03/06/2024 17h15

Escola do Futuro em São Mateus realiza Rotação por Estações nas aulas de Língua Portuguesa com foco no Enem

A atividade teve o objetivo de consolidar os descritores trabalhados no trimestre, dentro da Rotina Pedagógica.

O Centro de Educação Estadual Fundamental e Médio Técnico Integrado (CEEFMTI) Marita Motta Santos, Escola do Futuro localizada no município de São Mateus, realizou uma nova dinâmica durante as aulas de Língua Portuguesa nas turmas de 2ª séries do Ensino Médio. A atividade, conduzida pela professora Andréa Manoel, consistiu em uma Rotação por Estações, com o objetivo de consolidar os descritores trabalhados no trimestre dentro da Rotina Pedagógica.

A metodologia buscou aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as matérias “Estrutura e Formação de Palavras”, “Gêneros Literários”, “Escolas Literárias e Figuras de Linguagem”, com um enfoque especial no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A atividade foi muito divertida e empolgante. Pudemos ver que os conteúdos se encontram em diversas questões do Paebes e Enem e ainda assim brincando e revendo os conceitos que a professora Andrea mostrou em sala de aula”, destacou a estudante Maria Eduarda Cisconetto.

A atividade foi composta por estações analógicas, como dominó, caça-palavras e cruzadinha, além de estações virtuais, utilizando ferramentas, como formulários do Google e quizzes. Essa combinação permitiu que a metodologia atingisse seus objetivos de maneira eficaz, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa.

“A implementação da Rotação por Estações no CEEFMTI Marita Motta Santos demonstra o compromisso da instituição com a inovação pedagógica e a preparação dos estudantes para os desafios acadêmicos, especialmente no contexto dos principais exames nacionais”, afirmou o professor Erickson Navarro.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino.

Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br