Escola Padre Antônio Volkers realiza aula prática de Ciências sobre etanol na gasolina
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Padre Antônio Volkers, em Marilândia, realizou uma aula prática de Ciências com estudantes do 6º ano. O objetivo foi investigar a composição da gasolina e a presença de etanol, aproximando conceitos científicos do cotidiano.
A atividade, intitulada “Fiscais de posto de combustível”, envolveu experimentação científica. Os alunos foram organizados em grupos para verificar a quantidade de etanol presente na gasolina por meio da mistura com água. Durante a prática, observaram alterações de volume, registraram os resultados e analisaram os dados obtidos.
Sob a condução do professor Dener Braulio Pereira Bossetti, os grupos utilizaram materiais de laboratório, como provetas, erlenmeyers e pipetas. Após a realização do experimento, os estudantes registraram as observações, realizaram cálculos e relacionaram os resultados aos conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências.
Para a estudante Mirela Bastos Rocha, a atividade proporcionou uma experiência diferenciada no ambiente escolar. “Achei muito legal usar os equipamentos do laboratório, como óculos, luvas e os materiais da experiência. Parecia que a gente estava fazendo uma investigação de verdade. Foi muito divertido aprender assim”, destacou.
O estudante João Bernar de Sá Gouveia Barcelos ressaltou o envolvimento da turma durante a prática. “Eu gostei de usar os materiais do laboratório e fazer a experiência com o meu grupo. Foi muito interessante ver o resultado acontecendo na hora. Assim fica bem mais fácil e mais divertido aprender”, afirmou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707